Endocrinologia

     Endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas e das doenças que as afetam. As glândulas são órgãos do corpo humano que liberam os hormônios na corrente sanguínea. Já os hormônios, por sua vez, são substâncias que regulam o funcionamento de diversas funções do nosso organismo.

     Quando uma glândula para de funcionar corretamente, causa uma série de problemas e é o endocrinologista o médico que irá auxiliar o paciente a reverter esse quadro.

 

 

  Os sintomas das doenças mais comuns em endocrinologia são:

  • Obesidade – o acúmulo de gordura no organismo pode levar a várias doenças, desde diabetes até problemas de locomoção e pressão alta, por exemplo. Havendo um problema de metabolismo relacionado ao ganho de peso, o endocrinologista poderá indicar o tratamento adequado para que o corpo absorva seus nutrientes da maneira correta, além de prescrever moderadores de apetite, quando for o caso.

 

  • Tireoide – a glândula, localizada no pescoço, é responsável pela produção de um hormônio que regula o funcionamento de todo o organismo. Ter uma tireoide funcionando de maneira “preguiçosa” ou muito “acelerada” provoca uma série de alterações e sintomas, como ganho ou perda de peso, cansaço persistente, queda de cabelos, alterações na menstruação, insônia ou sono excessivo, cãibra, inchaço no pescoço, dentre outros.

 

  • Crescimento – crianças com crescimento abaixo do esperado para sua idade ou ainda de maneira rápida e desordenada podem ter como causa alterações hormonais.

 

  • Diabetes – a grosso modo, diabetes é o excesso de açúcar no sangue. A glândula responsável pela produção de insulina, o hormônio que “quebra” as moléculas de glicose, o pâncreas, não produz ou produz de maneira insuficiente a insulina.

 

  • Osteoporose – a osteoporose é caracterizada pela fragilidade dos ossos, que podem se quebrar com maior facilidade. Apresenta-se na velhice, mas pode ter fatores que antecipem ou favorecem seu aparecimento, como consumo excessivo de álcool e falta de atividade física

 

  • Acne e excesso de pelos em mulheres – presença de pelos em lugares incomuns, como rosto, peito, abdômen, crescimento dos músculos, acne em excesso podem indicar presença excessiva de hormônios masculinos. O acompanhamento com um endocrinologista poderá equilibrar a presença destes hormônios no corpo feminino.

 

Edifício Cristiane Massud
Rua Araguari, 1156, sl 1802 -  Santo Agostinho, BH/MG

Hospital Belo Horizonte
Av. Presidente Antonio Carlos, 1694, sl 7, Térreo Cachoeirinha, BH/MG

Central de marcação de consultas
Tel.: (31) 3201-7181 – (31) 98711-2250
contato@bariemedespecialidades.com.br